Plan International
(Projeto Geração)
Resultados
Alcance de mais de 230K pessoas no Facebook/Instagram
Mais de 100K visualizações no Youtube
Mais de 750K impressões no total
Custo médio por resultado de R$0,05
Taxa de engajamento superior a 20%
Desafio
A ideia da campanha tinha como objetivo alcançar dois públicos principais e também aumentar sua visibilidade. Como o projeto era feito em localidades específicas, era importante conciliar tanto a abrangência de público como também as segmentações para garantir que alcançaríamos os públicos desejados.
O projeto Geração foi uma iniciativa da Plan International Brasil que nasceu com o intuito de promover a educação financeira para jovens nas escolas.
O Objetivo da campanha era dar visibilidade ao projeto, trazer engajamento e aumentar as visualizações do conteúdo com foco nas pessoas das instituições de ensino onde estava sendo implementado e também nas famílias das crianças beneficiadas pelo programa.
O trabalho foi realizado em parceria com a agência Ganda Lab Criativo, responsável pela conta. Minhas funções nesse projeto foram as de gerenciar o plano de mídia, cronograma de campanhas, orçamento, segmentações dos anúncios, e implementar a estratégia de anúncios fornecendo insights de desempenho e sugestões de otimizações, além de ativar, monitorar e realizar relatórios de desempenho em relação aos resultados das campanhas.
O que foi feito
A estratégia adotada tomou como base 3 esforços principais:
1) Adequação ao público-alvo da campanha: Segmentação das campanhas anúncios aos profissionais de educação no geral e também interesses correspondentes aos pais de crianças em idade escolar com o objetivo de alcançar as famílias, além de segmentações por interesses que foi feito por meio de palavras-chave relacionadas ao tema.
2) Formatos e canais de veiculação: Como os materiais produzidos para a campanha foram tanto nos formatos de artes gráficas estáticas como de vídeo, escolhemos dois canais principais de veiculação: o Facebook Ads e o Google Ads focado nos anúncios do Youtube, para trazer mais visibilidade e tirar maior proveito do conteúdo em formato de vídeo.
3) Distribuição estratégica do orçamento: Pensando nos formatos definidos de conteúdo, optamos por direcionar estrategicamente a maior parte do orçamento aos vídeos para potencializar o alcance, já que esse formato de conteúdo tem um maior potencial de viralização. Enquanto às artes estáticas o objetivo principal era engajamento e o restante do orçamento foi alocado à uma campanha com variação dos criativos dentro dela.