top of page

ImpulsiONar 
(Programa ImpulsiONar)

Ficha Técnica

Estratégia de marca: Amanda Tolintino

Redação: Amanda Tolintino e Renato Coelho

Gestão de projetos: Rhana Érika

Direção de arte: Aurora Jamelo

Edição de vídeo: Eva Mattos

Coordenação: Bruna Monteiro

Estratégia de comunicação: Renato Coelho

Desafio

O projeto ImpulsiONar era um programa piloto com diversos stakeholders, de menor a maior nível de familiaridade com o nível de complexidade do projeto. O maior desafio foi por meio de uma estratégia de comunicação, ser capaz de simplificar a mensagem a ser passada em meio aos públicos de interesse do projeto.

O Programa ImpulsiONar foi uma iniciativa financiada pela Fundação Lemann, Imaginable Futures e pelo BID Lab, realizada em parceria com o Quintessa e o Instituto Reúna. 

O Objetivo do trabalho era criar uma estratégia de comunicação com o objetivo de facilitar o entendimento do programa e a implementação do mesmo em meio à todos os públicos envolvidos. Entre eles professores, estudantes, secretarias de educação, etc. O projeto contou com a criação de conteúdo em diversos formatos, roteiros e documentos internos para orientar a devida implementação da estratégia junto ao cliente. 

O trabalho foi realizado em parceria com a agência Ganda Lab Criativo, responsável pela conta. Minhas funções nesse projeto foram as de co-criar a estratégia de posicionamento de marca, elaborando tom de voz, mensagens chave, personas e orientações de comunicação, assim como organizar o planejamento, briefings de peças gráficas e roteiros para vídeos. 

O que foi feito

A estratégia elaborada adotou:

1) Diagnóstico e pesquisa: Junto à cliente, fizemos um estudo dos públicos envolvidos que precisavam ser impactados pela comunicação e proposta do projeto. Nesse processo foram feitas pesquisas para entender melhor o contexto, perfil e afinidades de linguagem para poder entender quais eram os desafios na comunicação.

2) Estratégia de comunicação: A estratégia envolveu a elaboração de personas, tom de voz, mensagens-chave, proposta de valor, orientações para canais de distribuição, calendário de implementação e criação de estratégia de conteúdo. 

3) Criação de conteúdo: Uma das plataformas principais determinadas pela campanha foi a criação de um canal no Youtube, com o intuito de centralizar os vídeos que seriam comunicados para os públicos envolvidos. Com uma linguagem didática e um visual atrativo, os roteiros foram desenvolvidos considerando tanto a parte visual como ferramenta de comunicação como a narrativa e comunicação com o público.

bottom of page